sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Carta entregue ao Presidente Lula na Expo Catadores - dia 23.12.10

Guarulhos, 23 de dezembro de 2010

Ao Excelentíssimo Presidente da Republica do Brasil.

Luis Inácio Lula da Silva

Manifestamos as questões do seio da sociedade brasileira e em particular a moradia que acompanha as razões socioeconômicas onde cada cidadão tem o direito de ter uma vida digna de construir uma família e que cada membro desenvolva-se a cerca da Educação, Saúde e Trabalho.

Em meio à construção da história criamos a vivência regional passando nos apresentar com uma identidade sociocultural, que por sua vez desperta o crescimento da cidadania, com motivação e integrada nos valores em prol de uma nação que atende as manifestações políticas tirando-as da camada do desfavorecimento que só o neoliberalismo tem tirado proveito diante da carência dos diversos segmentos socioculturais.

Atenciosamente,

Movimento Cabuçu & Mundo em Foco

www.mundoemfoco.org

www.movimentocabucu.blogspot.com

2ª Mostra de Teatro de Rua – Guarulhos

2ª Mostra de Teatro de Rua – Guarulhos

Em Defesa da Área de Proteção Ambiental Cabuçu Tanque-Grande

Com o propósito afirmado na EcoArte o Movimento Cabuçu tomou a Rua DomPedro II com a apresentação da 2ª Edição da Mostra de teatro de Rua Guarulhos, em defesa da Área de Proteção Ambiental Cabuçu Tanque-Grande, que caracteriza-se em um instrumento da política ambiental que permite a caracterização de sua área como sendo de desenvolvimento sustentável, pois compatibiliza o exercício das atividades econômicas com a manutenção da qualidade ambiental e proteção da biodiversidade.

.

A iniciativa deu se em 2009 criando-se um formato próprio de apresentação onde todo o cênico vem compartilhando de um grande camarim onde a temática reluz na confraternização e na troca de saber cênico entre os grupos.

Dentro deste clima a 2ª Edição da Mostra de Teatro de Rua, que aconteceu no último dia 18 de dezembro, contou com a presença da CIA Shalom de Artes, Grupo Imaginários de Teatro, CIA Los Xerebas, Nação São Miguel de Maracatu e com o grupo Mundo em Foco responsável por todo registro audiovisual do evento.

Assim ao sair em cortejo do Centro de Educação Adamastor passam a contracenar na rua improvisando através de expressões corporais e enquetes interagindo com o público.

Em especial a 2ª Edição da Mostra de Teatro de Rua foi beneficiada pela Natureza que nos trouxe em seu cenário Ambiental, a “Chuva”.

Toda trupe que contava com cerca de 70 atores, interagiram com este fator climático como elemento natural do espetáculo, elevando a auto-estima e recebendo aplausos em apresentação de cenas lúdicas.

Neste clima toda Trupe chega ao calçadão, marcando todo seu território cênico passando a interagir com seus expectadores que se abrigavam debaixo de seus guarda-chuvas.

As cores dos figurinos tinham nas cores dos guarda-chuvas o brilho no desvendar deste palco em meio às atenções de crianças que não passavam despercebidas pelas câmeras do Grupo Mundo em Foco.

A 2ª Edição da Mostra de Teatro de Rua – Guarulhos se afirma na sua metodologia criada pela direção.

Para Oziel de Souza e Rodrigo Maia, diretores da Mostra de Teatro de Rua, mais uma vez a Mostra cumpre seu papel artistisco, social e ambiental, trazendo a público sua manifestação em defesa da Área de Proteção Ambiental Cabuçu Tanque-Grande, evidenciando o meio físico, biótico e antrópico, diante da utopia que se abre nesta exposição propiciada por cada ator que manifesta seu sonho profético ganhando espaço perante a sociedade Guarulhense.